Eu e Mauro

 

Esquina

Mauro, assim como eu, tem 22 anos, é estudante, tem grande apreço pela filosofia clássica, pela literatura e  por comunicação. Particularidades pouco perceptíveis, disfarçadas sobre o boné sujo e esfiapado, a calça alguns números maior que o de seu tamanho e o jeito de skatista. Assim como eu, Mauro gosta de sair com os amigos para profanar filosofias de mesa de bar, ao som de música dos anos sessenta e setenta, e de levar a vida a divagar quase pairando. Mauro é uma pessoa que procura a simplicidade nas coisas. Assim, ele tenta ter maior controle sobre sua vida. Assim como eu. Mauro é um garoto tímido. Não sabe onde coloca as mãos ao conversar comigo. Exceto quando fala de Veríssimo, um de seus escritores favoritos. Ele se enche de autoridade e se imposta como num palanque. Assim como eu falando de Pessoa(s).

Mauro e eu somos pessoas muito parecidas. Poderíamos ser amigos de futebol, de leitura, ou tocar juntos numa banda. Mas infelizmente, o autoritarismo social nos torna pessoas completamente distantes. Todos os dias eu encontro Mauro no final da tarde quando estou chegando à faculdade. Conversamos sobre o que cada um tem lido, sobre os planos para o futuro e nos despedimos. Aqui, nossos caminhos se dividem. Eu vou assistir à aula e solidificar a esperança de um futuro mais promissor e seguro, apesar de cursar jornalismo. Mauro retorna à companhia de seu skate, vai guardar meu carro e muitos outros até terminar a aula.

Faz alguns meses que Mauro guarda os carros dos alunos da faculdade. Eu sei que, enquanto estou assistindo à aula, Mauro não está vigiando meu carro. E não ligo. Gosto de perceber que um livro em suas mãos recebe mais atenção que meu carro. Talvez isto me alivie o peso de ser um favorecido em um país desigual. Talvez isto alivie a barreira de classes que me distancia de Mauro. Talvez isto seja apenas um pré-conceito. Mauro sonha um dia ser filósofo. Torso muito pelo seu sucesso, mas não gosto de lhe dar moedas. Estas moedas não fazem falta para mim nem vão realizar o sonho de Mauro, mas, sem elas, “Eu e Mauro” não existe.

(Atualmente, Mauro estuda filosofia na Universidade de Ouro Preto)

Uma resposta to “Eu e Mauro”

  1. Mauro. Não apenas um nome, mas um significado em perfeita harmonia com a busca em sua vida.
    ” Uma pessoa constante na luta pelos seus objetivos e na dedicação aos amigos” define o significado do nome Mauro. Assim ele faz, ele busca, ele “vigia” o seu sonho nas páginas da filosofia. Não importa se ele não guarda os carros, mas o importante pra ele é guardar a esperança de dias melhores… Guilherme, parabéns por perceber tantas virtudes em pessoas tão simples, mas tão determinadas. Alessandra Candini

Deixe uma resposta

